Metformina serve para diabetes ? Saiba Agora!

Metformina funciona ?

O Que é Metformina ?

 

A Metformina ( cloridrato de metformina ) é uma droga geralmente usada no tratamento de diabetes tipo 2, ela ajuda a normalizar os níveis de açúcar no sangue, podendo também reduzir as complicações da diabete, pode ser usada tanto isoladamente ou também juntamente com insulina.

 

Como usar Corretamente ?

 

A metformina é vendida atualmente em comprimidos de  de 500 mg, 850 mg e 1000 mg. É Recomendado tomar de 2 a 3 vezes ao dia. Mas, a dose máxima recomendada é 2550 mg/dia. Deve ser tomada em conjunto com as refeições, deve se engolir o comprimido inteiro, evite parti-lo ou mastigar.

 

Contra-Indicações

 

O cloridrato de metformina tem a vantagem de possuir pouquíssimas contra-indicações. Mas, a mais importante é a insuficiência renal, pelo fato de ser uma situação frequente em pacientes com diabetes. Esta droga não deve ser utilizada em hipótese alguma em pacientes com insuficiência renal, principalmente se a creatinina estiver acima de 1,5 mg/dl – (ou filtração glomerular menor que 50 ml/min).

 

Mecanismo de ação

 

O mecanismo de ação dessa droga ainda é incerto, apesar de meio século sendo utilizada em benefícios terapêuticos. A principal responsável pela atividade hipoglicemiante da metformina parece ser uma redução da produção de glicose no fígado (neoglicogênese), também conta com diminuição da absorção de glicose localizada no trato gastrointestinal e um grande aumento na sensibilidade à insulina, devido ao maior uso da glicose pelos músculos. A taxa de neoglicogênese de uma pessoa “média” com diabetes pode chegar a ser três vezes maior que a de uma pessoa sem a doença; a metformina na maioria das vezes é capaz de cortá-la em mais de 30%.

 

Efeitos Colaterais

 

Os efeitos colaterais dessa droga geralmente só ocorrem nas primeiras 2 semanas a partir do inicio do tratamento e incluem náuseas,  perda de apetite,vômitos, dor abdominal e diarreia.

A longo prazo os efeitos desta droga são a redução da glicemia no sangue, parcial e triglicerídeos, redução do colesterol total mas também pode haver uma certa diminuição da absorção da vitamina B12 e folato.

 

É uma droga geralmente bem tolerada pelo seu sistema, principalmente se for totalmente respeitada a contraindicação para insuficientes renais. Entre os mais comuns efeitos colaterais estão a diarreia e o gosto metálico na boca.

A acidose láctica é uma complicação rara, mas grave, que ocorre geralmente em pacientes com insuficiência renal bastante avançada que permanecem usando a metformina.

 

Recomendados Para Você:

Metformina serve para diabetes ? Saiba Agora!
4.6 (92.79%) 61 votes