Diabetes Mellitus – Conheça Todos os Tipos!

diabetes mellitus

 

Diabetes tipo 1

 

Também conhecida como Diabetes mellitus tipo 1. O sistema imunológico destrói todas as células beta (β) que são responsáveis pela produção de insulina do pâncreas, por isto elas deixam de produzir a insulina. Isto significa que o corpo não pode mais usar a glicose como fonte de energia. Pessoas que tem diabetes tipo 1 precisam de constantes injeções de insulina todos os dias para que possam se manterem vivas. Diabetes tipo 1 pode praticamente começar em qualquer idade, geralmente aparece em crianças ou também em adultos jovens abaixo de 30 anos.

diabetes tipo 1

No diabetes tipo 1 os tecidos e células que não dependem da insulina (nervos periféricos, tecido conjuntivo. mucosa jejunal, córtex renal, hemácias) acumulam glicose na presença de hiperglicemia. Essa glicosilação não enzimática exerce importante papel no desenvolvimento das complicações crônicas do diabetes mellitus.

 

Diabetes tipo 2

 

Também conhecida como diabetes mellitus tipo 2. O pâncreas não consegue produzir insulina suficiente ou o organismo também não consegue usar a insulina de forma correta, resistindo totalmente a ação da insulina. A glicose não entra nas células nas quantidades suficientes. O diabetes tipo 2 é geralmente mais comum em pessoas que estão acima dos 45 anos, mas pode também aparecer em crianças e em pessoas acima do peso(Obesidade) ( cerca de 80% prevalecendo a chamada obesidade tipo andróide) e não dependem de insulina para o controle glicêmico. A cetoacidose ocorre geralmente em situações especiais, como infecções graves. A predisposição genética também está fortemente associado ao Diabetes tipo 2 do que o tipo 1.

 

diabetes tipo 2

 

No diabetes tipo 2 é o tipo mais comum e corresponde cerca de 90% dos casos. Geralmente, aparece em adultos a partir dos 30-40 anos ou até mesmo em adolescentes com excesso de peso. Outros fatores que também podem contribuir são o sedentarismo, tabagismo, histórico familiar e hipertensão arterial. Nesses casos específicos, o pâncreas produz insulina, mas, infelizmente não em níveis suficientes, daí a extrema necessidade de se manter em uma dieta balanceada, exercícios físicos pode ser necessário, administração de medicamentos.

 

Atenção

Para cada tipo de diabetes existem recomendações específicas, consulte sempre o seu médico para que ele defina a melhor conduta para o seu caso.

 

 

Diabetes Secundário

 

Em Torno de 1 a 2% de todas as pessoas com diabetes podem também desenvolver o diabetes secundário. Isto pode ser causado devido a uma doença pancreático como a fibrose cística, o cancro crônico da pancreatitie ou do pâncreas. A Glândula Endócrina ou as desordens hormonais gostam da síndrome de Cushing, acromegalia, thyrotoxicosis, phaeochromocytoma, glucagonoma podem igualmente levantar o risco de diabetes secundário.

 

Clique aqui para conhecer a Diabetes Gestacional.

Diabetes Mellitus – Conheça Todos os Tipos!
4.7 (93.33%) 3 votes

Rafaela Brantz

Website: