Diabetes Gestacional – Saiba Como Evitar

diabetes

O Que é diabetes gestacional?

 

Diabetes mellitus gestacional também conhecida como (DMG) é definido especificamente por intolerância a carboidratos de graus variáveis, geralmente com início ou também pode ser reconhecida durante a gestação. Essa definição aplica-se independentemente da utilização de insulina ou não para o tratamento durante o período da gravidez e da persistência ou não do problema após o parto.

 

Como Diagnosticar DMG?

O diagnóstico da diabetes gestacional envolve 2 fases totalmente distintas: rastreamento e confirmação diagnóstica. Os critérios e testes utilizados para realizar o rastreamento e diagnóstico do DMG são bastante controversos, pela existência limitada de estudos comparativos.

 

Duvidas Freqüentes:

Quais os principais sintomas da diabetes gestacional?

diabetes gestacional

 

Geralmente os principais sintomas da diabetes gestacional tendem a se confundirem com sinais característicos da gravidez, como aumento brusco de apetite, vômitos freqüentes, fraqueza, náuseas, visão turva, infecções por fungos, e uma maior quantidade de urina, o que geralmente dificulta a percepção da maioria das mulheres e inclusive do seu próprio médico de que algo não está nada bem. Outro fator muito preocupante é a perda de peso mesmo quando a mulher está se alimentando de forma errada e totalmente excessiva. Por isso, é preciso ficar muito atenta e fazer o exame de glicemia totalmente em jejum, que deve ser realizado logo no início da gravidez. Se o resultado desse exame for um numero maior do que 86, é preciso acompanhar de perto o aspecto glicêmico mais de perto durante toda a gestação.

 

É realmente comum mulheres grávidas apresentarem diabetes durante a sua gestação?

 

Geralmente casos de diabetes que acontecem durante a gravidez não são muito comuns, mas é totalmente essencial que o médico e a gestante fiquem extremamente atentos em relação aos sintomas da gestante, que são silenciosos e extremamente fáceis de serem confundidos com os sintomas da própria gravidez.

Cuidados e orientações em longo prazo

cuidados diabetes gestacional

 

Pacientes que desenvolvem DMG têm um alto risco de recorrência em possíveis gestações futuras. Estas pacientes tendem a apresentarem também risco de 20% a 40% de desenvolverem DM tipo 2, geralmente num período de 10 a 20 anos. Em nosso meio, observou-se que cerca de 44,8% das portadoras de diabetes gestacional desenvolveram DM tipo 2 após 12 anos da gestação-índice25. Além de muitas complicações no pós-parto imediato, estudos demonstraram que fetos macrossômicos têm alto risco de desenvolverem obesidade e DM durante a adolescência. Aqui vai algumas orientações gerais sobre formas de melhorar os hábitos de vida com estímulo à alimentação mais saudável, perca de peso e freqüentemente realizações de atividades físicas regulares devem ser adotadas como medidas preventivas há diabetes gestacional.

Diabetes Gestacional – Saiba Como Evitar
5 (100%) 2 votes

Rafaela Brantz

Website: